¿Como regular a profundidade de campo?
A profundidade de campo depende da abertura do diafragma, um mecanismo da lente que regula a entrada de luz na câmera. A abertura do diafragma pode variar entre fechado ao máximo (correspondente ao maior "f-stop" da câmera) até aberto ao máximo (correspondente ao menor f-stop da câmera). Os tais de "f-stop" seguem um padrão numérico universal: 5.6, 8, 11, 16, 22, etc.
Aquí temos três exemplos de menor a maior profundidade. Quanto menor é o punto F, é dizer diafragma mais aberto, a produndidade de campo é menor. Assim a área a fotografar que mais interesse tenha para nos, ficará nítida, corretamente focalizada.Todos os elementos fora da área de nitidez, entre a lente da câmera e o fundo, ficarão, em maior ou menor grau, desfocalizados.
Mas, porque é tão importante essa tal de "profundidade de campo"
Porque este é um dos elementos essenciais para dar à foto sensação de tridimensionalidade. Desfocando, propositalmente, certas regiões da foto, você consegue induzir o cérebro do espectador a pensar que um objeto está mais distante que outro e recriar assim uma experiência multidimensional.
0 comentarios:
Publicar un comentario